Sepá ou quiçá ? - Debutando o Apedeuta

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Sepá ou quiçá ?



"Sepá eu vou lá mais tarde", "sepá que sim", "acho que hoje chove sepá".
Sepá, tantas pessoas falam mal dessa gíria, dizem ser coisa de "marginal" (coloquei entre aspas, porque acho que essa nomenclatura tem uma definição bem ambígua) e falam até que é uma palavra de baixo calão. Vamos pensar um pouco, lembro de uma palavra bem curta que tem o mesmo significado, e a mesma sonoridade do "sepá" quando dita: Quiçá! É quiçá!
A frase do Machado de Assis "Viva cada dia de uma vez, não deixe de viver bem o hoje em prol de um futuro que pode nem chegar, se está infeliz no presente, busque motivos para se contentar com o que tem nele, não viva sonhando com o que terá num tempo incerto que ainda nem chegou e, quiçá, nem chegará." teria o mesmo sentido se tivesse um "sepá", mas preferimos pensar que, o que a juventude diz é coisa da fase ou da geração.
Nos preocupamos muito em como as pessoas dizem as coisas, e pouquíssimo no que elas realmente estão querendo dizer. Enquanto isso os pseudo-intelectuais usam palavras como "obséquio","corolário" e "subjetividade" (essa é para os colegas da psicologia). Afinal, um "Sepá que eu te amo mina" vale muito mais que um "Por obséquio, desculpe-me por ser belicoso em demasia mas constatei que a senhorita deveras possui um corpo idiossincrasicamente escultural, quiçá o mais formoso até então observado por minha pessoa, não fique rubicunda mas acho que deveríamos nos oscular".
O vício de linguagem sim é algo terrível, mas ressalto que isso vale para os dois lados, para quem coloca o "sepá" em tudo, e pra quem coloca o "quiçá" também.

Sepá que o quiçá é o mesmo sepá. Quicá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário